O Freio Eletro hidráulico FM250
Equipamento de segurança indispensável para operações que exijam movimentações de cargas, como: pontes e pórticos rolantes, guinchos hilo, groas, elevadores de carga etc.
O princípio de funcionamento do freio é o oposto ao da operação, uma vez que, quando a operação estiver ocorrendo, ele deve liberar a polia para que a movimentação possa ocorrer. Portanto sempre que o freio estiver alimentado, a polia será liberada do sistema de frenagem permitindo a operação ocorrer normalmente, se ocorrer falta de energia a polia será travada pelo sistema de frenagem a fim de se garantir a segurança nas movimentações.
Como vou saber qual modelo de Freio Eletrohidráulico devo usar no meu equipamento de movimentação de cargas?
Ficou fácil saber qual freio é o mais adequado, para simplificar criamos uma tabela de fácil interação que ajudará você escolher o freio correto para seu equipamento com base na potência do seu motor!
Modelo
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Potência do Motor
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MT (Nm)
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FM 160
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1 a 5 CV
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45/120
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FM 200
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6 a 12,5 CV
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80/340
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FM 250
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15 a 25 CV
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85/350
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FM 315
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30 a 60 CV
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340/780
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FM 400
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75 a 100 CV
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420/940
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FM 500
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125 a 150 CV
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590/1710
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FM 630
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175 a 200 CV
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2800/6300
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Verificação de Óleo do equipamento
Modelo |
Quant. Aproximada |
Freio FM 160/200/250 |
1,15 Lts |
Freio FM 315/400 |
2,6 Lts |
Freio FM 500 |
3,3 Lts |
Freio FM 630 |
10 Lts |
Obs: o óleo a ser utilizado nos freios eletro hidraulico é o Óleo hidraulico 68, o mesmo não se desgasta e nem é consumido durante a operação.
Recomendamos a troca do oleo somente quando for feita a manutenção do equipamento!
Os Freios F.Mecal são conhecidos por sua alta durabilidade e baixa manutenção, sua estrutura é composta por materiais como WCB e A-36, enquanto que seu atuador é composto por uma carcaça em alumínio, possuindo sistema de vedação através de selo mecânico garantindo assim maior confiabilidade em sua vedação e sua haste passa por um processo de cromagem para aumentar sua resistência. Sua respectiva polia é fundida no material GGG40 e seus pares de sapatas possuem lonas transadas resistentes ao desgaste.
Todo o projeto de Freio F.Mecal foi desenvolvido seguindo as normas de segurança DIN-15435, assegurando assim que o equipamento é apto para o trabalho em que foi projetado.
A F.Mecal dispõe de vários modelos de freios e sua seleção é realizada através do momento torsor (Mt), que ele pode exercer sobre o sistema em que será aplicado. Como na grande maioria dos casos estamos referindo-nos a freio de ação (pois paralisam os eixos das máquinas ou sistemas em um curto espaço de tempo), o momento torsor deverá ser sempre maior que o momento acelerador do sistema.
Tomando-se a potência (P) do motor em KW, a rotação (n) do eixo em RPM e adotando-se um coeficiente de segurança (Cs), que pode ser de 1,10 a 1,50 par sistemas de translação e de 1,60 para sistemas de elevação, obtemos o (Mt) em (Nm): Mt > Cs * 9,74 * P/n